
(UNIVAS) O lixo urbano é responsável por vários impactos ambientais. Mesmo este não sendo um problema exclusivo das grandes cidades, é nelas que ele se torna um grande desafio para as administrações públicas. Sobre as formas de recolhimento e contaminação do lixo urbano é correto afirmar: Observe as alternativas e assinale a opção de acordo com as respostas.
1. Os lixões e aterros sanitários, normalmente, são localizados na periferia, e recebem lixo das cidades. É frequente, porém, pessoas usarem os terrenos abandonados ou da própria rua para esse fim.
2. Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
3. Além do mau cheiro, da poluição visual e da presença de ratos e insetos, os aterros e os lixões trazem outras consequências para as áreas onde estão situados. O chorume e os resíduos sólidos do lixo afetam a saúde da população do entorno, geralmente formada por pessoas de baixa renda.
4. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo fétido e ácido que evapora e não polui os solos e as águas.
a) Quando as alternativas 1, 2 e 3 estiverem corretas
b) Quando as alternativas 1 e 3 estiverem corretas
c) Quando as alternativas 2 e 4 estiverem corretas
d) Quando somente a alternativa 4 estiver correta
e) Quando todas as alternativas estiverem corretas
RESPOSTA- Alternativa correta: letra “B”.
Postado por : Pedro
(UFF 2008) Tendo em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos governamentais, analise o gráfico abaixo.

Destino do lixo para aterro sanitário, segundo as Grandes Regiões do Brasil. Sobre o destino do lixo no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I) Mais de 60% dos municípios dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões brasileiras.
II) Na região Sudeste existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.
III) Os dados do gráfico permitem deduzir que os investimentos públicos em relação à correta destinação do lixo são insuficientes. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I e II, apenas
B ) I, II e III
C) I e III, apenas
D) II e III, apenas
E) I, apenas
Resposta- LETRA D
Postado por : Gilvana
Questão 50 – Enem 2012 – Prova Branca Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
E) garrafas PET recortadas em tiras para a fabricação de cerdas de vassouras
Questão 82 – Enem 2011 – Prova Branca Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera. Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é
A) aumentar o volume do lixo incinerado para aumentar a produção de energia elétrica.
B) fomentar o uso de filtros nas chaminés dos incineradores para diminuir a poluição do ar.
C) aumentar o volume do lixo para baratear os custos operacionais relacionados ao processo. D) fomentar a coleta seletiva de lixo nas cidades para aumentar o volume de lixo incinerado. E) diminuir a temperatura de incineração do lixo para produzir maior quantidade de energia elétrica
Gabarito:
Questão 50: B
Questão 82: B
Postado por : Cadmo
(ADVISE 2009) O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c) O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão. Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.
d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
e) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
RESPOSTA - letra ''D''
Postado por : Matheus Vasconcelos
Questão 58 – Prova Amarela – ENEM 2012
Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.
Um exemplo de reciclagem é a utilização de
A) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
B) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
C) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
D) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
E) garrafas PET recortadas em tiras para a fabricação de cerdas de vassouras.
Alternativa correta B
A utilização de latas de alumínio como material para fabricação de lingotes desse elemento caracteriza um processo de reciclagem, no qual esse material pode ser usado, por exemplo, na produção de novos objetos de alumínio.
Postado por: Suena
ENEM 2010 QUESTÃO 90 O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) foi recuperado, transformando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a paisagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Revista Promoção da Saúde da Secretaria de Políticas da Saúde. Ano 1, nº 4, dez. 2000 (adaptado). Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?
A - O lixo é recolhido e incinerado pela combustão a altas temperaturas.
B - O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e sobre ele, colocada cal virgem.
C - O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
D - O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.
E - O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos. resolução O lixão é um depósito sem controle nem prevenção de riscos biológicos, onde o material chega e é empilhado diretamente sobre o que já estava ali presente. No aterro sanitário são adotados procedimentos de proteção do solo e do lençol freático em relação aos dejetos. Todo o subprocesso da decomposição da matéria orgânica é devidamente tratado antes de ser liberado no meio ambiente.
RESPOSTA CORRETA: C O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado e neutralizado.
Postado por: Emanuela
LIXO RADIOATIVO
Quando falamos em poluição, referimo-nos às atividades que afetam diretamente o meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por vários agentes, tais como esgoto, pesticidas, resíduos sólidos e petróleo. O tipo mais perigoso de poluição é, sem dúvidas, a radioativa, também chamada de nuclear. No Brasil, em 1987, um grave acidente com radioatividade afetou Goiânia, levando quatro pessoas à morte, segundo registros oficiais, e contaminando várias outras. O acidente em Goiânia foi causado pelo:
a) Urânio.
b) Plutônio.
c) Argônio.
d) Césio.
e) Iodo.
Alternativa “d”. O acidente em 1987 foi desencadeado após uma cápsula com césio-137, que estava em um aparelho de radioterapia, ser aberta em um ferro-velho. O brilho do césio encantou o dono do ferro-velho, que levou o material para casa e mostrou para amigos e familiares, dando início ao maior acidente radiológico da história brasileira.